domingo, 16 de agosto de 2009

Parabéns, Teresina

Teresina, hoje, amanheceu em festa, são 157 anos de existência como capital. Foi fundada em 1822, para ser a capital do Piauí. Foi uma cidade planejada pelo conselheiro José Antonio Saraiva (ruas e avenidas em linhas paralelas, simetricamente dispostas), que efetivou a transferência da capital. De Oeiras para Teresina. A mudança aconteceu no ano de 1852.

O nome Teresina veio da imperatriz do Brasil Teresa Cristina Maria de Bourbon. Conta-se a lenda que foi ela a intermediadora, junto ao imperador, para esta mudança de sede.

É a única capital dos estados do Nordeste que não está localizada no Oceano Atlântico. O que não a deixa menos atraente, pois se destaca no setor de eventos, congressos, indústria têxtil e centro médico. Cultura aqui é abundante, as pessoas ainda conversam nas calçadas de suas casas. Ainda se cumprimentam os transeuntes nas ruas, com o delicioso bom dia.

O artesanato da cidade está localizado nos inúmeros bairros, com a centralização comercial na Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizado na Praça Pedro II, a P2, pontos turísticos no centro de Teresina.

As bandas de rock, grupos musicais, recriam as influências, os ritmos. Ouvir The Beatles com sotaque nosso é uma delícia na memória. O Ensaio Vocal, formado por jovens ainda no tempo de Universidade Federal do Piauí. Como é bom!

Hoje, temos Radiofônicos, Validuaté, Narguile. E muito mais, pois me vieram poucos nomes à memória.

Como é bom viver nesta Cidade Verde, poetizada pelo meu conterrâneo Coelho Neto, mesmo ela não estando tão verde assim. Só "nos teus olhos de Menina".

Não espere frescura nesta gente, aqui tem muito calor, o ano inteiro. Seja no sol, no alto do céu, seja no sorriso, no alto da receptividade destas pessoas.

A foto acima é de um grande fotógrafo, Benonias Cardoso. A imagem é do por-do-sol na Ponte Metálica, sob o Rio Parnaíba, ligando Teresina à cidade maranhense de Timon.

2 comentários:

Anônimo disse...

Teresina é um encanto de cidade. Só se dá valor ao sossego desta terra acolhedora, diante da correria infernal dos grandes centros urbanos.
Para homenagear esta Capital nos seus 157 anos, que tal plantar uma árvore, de preferência frutífera?. Outra sugestão: contribuir com a limpesa pública, começando pela calçada de casa ou pelas áreas livres do condomínio, e nada de jogar lixo pela janela de casa ou do apartamento.

Pedro disse...

Raylde

Minha querida nao pare de escrever.

um beijo saudades
pedro