terça-feira, 7 de setembro de 2010

O 7 de Setembro

O Brasil está em festa, Dia da Independência. Comemoramos a queda do julgo português. Será que nos livramos de outros? Nem tente me responder...

Não quero pensar, hoje. Sei que é uma data importante para este País, bem mais que a da Descoberta. Alguém lembra o dia e o mês?

Esta data me faz lembrar de um desfile que participei, quando adolescente, na minha cidade natal. Naquele ano, que nem lembro mais qual foi, fomos treinados por um policial militar, com toda sua rigidez e tudo. O tudo foi andar por vários bairros da cidade, subindo e descendo ladeiras, várias tardes inteiras e valia ponto na nota participar do ensaio.

Por essa city tour que nos foi imposta, aproveitamos a oportunidade de nos vingarmos do PM: no dia do desfile (sempre dia 7 de setembro), um pequeno grupo de amigas e adolescentes, empunhando uma máquina fotográfica (daquelas de filme) resolvemos tirar fotos do cidadão. O detalhe: a máquina estava danificada. O nobre estufava o peito no seu posto de pelotão da tropa.

Quanto mais ele estufava, mais fingíamos fotografar. E ele se achando merecedor das atenções daquele jovem grupo de meninas, que ele torturou desfilando pela cidade a marchar.

Sobrevivemos todas, rimos bastante da situação, já nem lembro mais o nome do policial que tentou nos colocar dentro dos rígidos padrões militares.

Nenhum comentário: